Blog
ADS Dominator – Um Avião que virou Drone
- 26 de maio de 2020
- Postado por: DoctorDrone
- Categoria: Militares

Um pouco longe dos holofotes, há uma variedade enorme de drones do tipo asa fixa de uso geralmente militar e governamental, o mundos do grandalhões não é composto apenas pelos famosos MQ-1 Predators e MQ-9 Reapers, conheça hoje o ADS Dominator, um drone baseado no avião bimotor Diamond DA42 Twin Star.
Primeiro vamos pensar: – Por que fazer um drone baseado em um avião já existente ao invés de um projeto novo?
Economia é a palavra chave, ao se utilizar uma plataforma já conhecida e com milhares de horas de voo, reduz-se de maneira absurda o trabalho de engenharia e testes, o foco principal passa ser a integração dos sistemas de piloto automático e não na concepção do projeto aeronáutico em si do zero, as características do Diamond DA42 já eram muito bem conhecidas e testadas, trata-se de um avião que em 2004 já estava fazendo história, sendo o primeiro avião a diesel a conseguir atravessar o atlântico norte sem realizar paradas.
O Diamond DA42 de origem austríaca nas mãos da Aeronautics Defense Systems, empresa israelense, se transformou no Aeronautics Defense Dominator, um asa fixa não tripulado que realizou seu primeiro voo de testes em Julho de 2009 e conta com características que deixa bem para trás diversos drones militares de asa fixa mais modernos.
O Dominator é um drone do tipo MALE (altitude média e longa duração de voo), sendo capaz de voar por até 28 horas levando 400kg de carga em uma altitude de até 30 mil pés (cerca de 9km) em velocidades entre 75 e 90 nós (140 a 350km/h). É utilizado principalmente pela Força Aérea Israelense, mas também está em operação no México, Tailândia e Turquia. Alguns registros mostram que ele também já foi utilizado pela nossa vizinha Argentina, mas atualmente não se encontra no inventário oficial de aeronaves não tripuladas do país, que só lista o Lipan M3, um drone bem menor e de menor capacidade, com cerca de 5 horas de voo no máximo.
A ideia de transformar aeronaves tripuladas em não tripuladas conta com várias experiências bem sucedidas ao redor do mundo, nos Estados Unidos há empresas transformando Air Tractors em pulverizadores autônomos, a Lockheed Martin tem o K-Max, que foi um projeto fantástico, entre outras.
Se você é apaixonado por aviação(como todo piloto de RPAS deveria ser) já deve ter pensado que coisa linda seria vermos um Super Tucano sendo transformado em aeronave não tripulada, voando sobre a Amazônia e fazendo interceptação de jatinhos do narco-tráfico, quem sabe o que o futuro nos reserva? A imaginação é o limite.
Mais informações sobre o Dominator acesse aqui (inglês).